Instalação: Passo-a-passo para garantir o desempenho do kit porta pronta

Informativo       16/02/2021

Para que uma porta de madeira cumpra seu desempenho, é preciso estar atento a alguns cuidados durante a instalação. Confira 10 itens para evitar atrasos e problemas durante e após a entrega do imóvel: Antes de mais nada, é importante ter um espaço adequado para armazenar a porta na obra, uma vez que a umidade e o sol são extremamente prejudiciais para o produto. A porta de madeira deve ser entregue sempre na fase final da obra. Quando executada por uma construtora, vale lembrar que o ideal é que a porta esteja no canteiro de obras entre 60 a 90 dias antes da entrega do empreendimento, depois de concluídas todas as vedações e coberturas de cada imóvel, pois a água e a movimentação de produtos e equipamentos podem provocar danos à porta.


Outras intempéries podem trazer problemas para o resultado das obras, como o vento, por exemplo. A ocorrência de ventos durante a instalação da porta pode retirar a espuma antes da secagem, provocando a má fixação no vão. E é por isso que as janelas e portas externas têm que ser instaladas previamente, incluindo os vidros quando for o caso. Vãos nas paredes com dimensões incompatíveis com o modelo da porta ir do comprometer diretamente no processo de instalação imediata e, claro, no resultado. Quanto aos revestimentos, retoques com massas e argamassas, pinturas nas paredes e acabamento em gesso devem ser todos concluídos antes da instalação das portas.


Detalhe importante para que a porta abra e feche sem prender no chão, é preciso que o piso e a soleira também estejam prontos antes de instalação. Quando a obra for realizada em andares superiores, para evitar a movimentação inadequada da porta na obra, é importante utilizar os elevadores verticais para o transporte até o local da instalação. As portas devem ser transportadas sempre com a embalagem que deverá ser retirada somente no ato da instalação.


Vale ressaltar, ainda, que o kit porta pronta deve ser instalado depois de todos os estágios da pré-instalação terem sido revisados. Confira a seguir o passo a passo da correta instalação, mas se preferir é possível assistir ao vídeo explicativo no site wwwpsqportas.com.br.


CONFERINDO O VÃO DA PORTA

Verifique se as dimensões do vão estão de acordo com o projeto executivo e se a geometria está perfeita, como esquadro, prumo e nível.


CONFERINDO SE É A PORTA CORRETA

Antes de transportar a porta do depósito da obra para o local de instalação, confira se o produto corresponde ao vão especifico. As embalagens devem ser mantidas fechadas até o uso e na posição horizontal sem contato com o solo.


FIXAÇÃO PROVISÓRIA

É necessário fazer uma fixação provisória do produto, como uso de cunhas entre o vão e o marco da porta. Isso ajuda a verificar a geometria e o funcionamento da folha.


FIXAÇÃO PERMANENTE

Agora já é possível fazer a fixação permanente Se a escolha fora instalação com espuma, será necessário regular a aplicação para evitar expansão excessiva. No ponto de aplicação borrife água para que a espuma crie ancoragem e fixe o kit de forma correta.


RETIRANDO AS CUNHAS E TRAVAS

Após o período de cura da espuma, conforme recomendação do fabricante ou fixação mecânica, retire as cunhas usadas entre o marco da porta e o vão.


ELIMINANDO OS RESÍDUOS

Recorte o excesso de resíduos de espumas e, então, retire as peças provisórias de travamento da porta. Após essa etapa, a porta pode ser desembalada.


REALIZANDO OS AJUSTES

Confira o funcionamento da folha e faça eventuais ajustes das ferragens e folgas da porta.


INSTALANDO OS ACESSÓRIOS

Neste momento, deve ser instalada a fechadura, caso não tenha vindo fixada de fábrica. Coloque o cilindro ou fecho, maçanetas e as rosetas de acabamento.


INSTALE OS ALIZARES

Com isso, os alizares podem ser recortados conforme o projeto e instalados.


REVISANDO A INSTALAÇÃO

Confira as funções de abertura e fechamento da porta e o acabamento. Após cumprir esses passos, a porta deve estar em pleno funcionamento.


Fonte: PORTAS DE MADEIRA. Guia Especial de Portas da Abimci - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente,

Edição IV – 2021, Impresso, Página 91 à 93.


Com altos níveis de qualidade e padronização em todos os seus processos de produção, a Abrilar possui grande portfólio de produtos e soluções desenvolvidos para atender as necessidades dos clientes, sempre com a preocupação com o meio ambiente e bem-estar social. Baixe gratuitamente nosso catálogo de produtos em: https://abrilar.com.br


Abrilar - Portas com Estilo