Porta de Madeira: Indústria 4.0: um Caminho a ser trilhado pelas Empresas Brasileiras

Informativo       25/02/2021

Para a competitividade, não existem fronteiras. No médio e longo prazo, a incorporação das novas tecnologias em prol do desenvolvimento industrial é essencial para a competitividade do pais e na otimização de sua participação nas cadeias globais de valor. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). "em alguns paises, a Indústria 4.0 já deu seus primeiros passos, inclusive com o apoio dos governos das principais potências econômicas, que colocam a novidade no centro de suas estratégias de politica industrial.


Isso cria um desafio ainda maior para o Brasil, pois, além de buscar a incorporação e o desenvolvimento dessas tecnologias, deverá ter agilidade, para evitar que o gap de competitividade entre o Brasil e alguns de seus principais competidores aumente. O fato é que, exatamente como vem ocorrendo em outros países, a difusão das tecnologias da Indústria 4.0 no Brasil não atingira todos os setores da mesma forma e ao mesmo tempo. "O nível de heterogeneidade da nossa indústria exigirá que as políticas sejam adaptadas para diferentes conjuntos de setores e de empresas, que assumirão velocidades e condições diferenciadas", reforça a entidade.


É de conhecimento comum que as três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico até então.


Entretanto, estima-se que a quarta revolução industrial terá um impacto mais profundo e exponencial, caracterizando-se por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico, com máquinas, ambientes, processos e ativos estarão interligados.


Os equipamentos autônomos serão capazes de realizar a própria manutenção ou, até mesmo, direcionar um operador; e os dados produtivos serão coletados em tempo real e sem interrupções. Entretanto, essa ainda não é uma realidade brasileira.


[...]


Fonte:

PORTAS DE MADEIRA. Guia Especial de Portas da Abimci - Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente – Edição IV – 2021, Impresso, Página 65 à 66.


Com altos níveis de qualidade e padronização em todos os seus processos de produção, a Abrilar possui grande portfólio de produtos e soluções desenvolvidos para atender as necessidades dos clientes, sempre com a preocupação com o meio ambiente e bem-estar social. Baixe gratuitamente nosso catálogo de produtos!


Abrilar - Portas com Estilo